B2. Funcionalidade do pavimento pélvico
O pavimento pélvico é composto por uma fina camada de fibras musculares e tecido conjuntivo que formam a parte inferior, o “chão” da cavidade abdominal, entre a sínfise púbica e o sacro .
O Pavimento Pélvico é um elemento importante do Core. Suporta o conteúdo da cavidade abdominal, mantém o controlo dos esfíncteres e é responsável pela função e prazer sexual.
É também um grupo muscular importante na estabilidade da bacia.
Saber activar de forma consciente o pavimento pélvico é poderoso e permite também que o treino da parede abdominal seja mais eficaz.
Muitas mulheres desconhecem como funcionam estes músculos, como podem contrair de diferentes formas e em diferentes direcções.
A principal causa de disfunção/ ineficácia do pavimento pélvico está relacionada com a perda de proprioceptividade, desconhecimento destas estruturas e função destes músculos.
A contracção voluntária dos músculos do pavimento pélvico não é uma função inata e o desenvolvimento da força destes músculos requer um treino específico, de conhecimento e consciência dos diferentes tipos de contracção.
É composto por músculos, ligamentos, nervos e tecidos que criam uma faixa que atravessa a bacia.
O pavimento pélvico está dividido em dois tipos de estruturas musculares:
•Diafragma Pélvico – Responsável pela força na vagina e recto.
•Diafragma Urogenital – Responsável pelo suporte dos órgãos na cavidade pélvica (bexiga, útero e intestino)
O Pavimento Pélvico é uma componente complexa do nosso corpo, continuamente activa, e que desempenha funções importantes que costumamos minimizar ou tomamos como garantidas.
Por exemplo, a musculatura do pavimento pélvico contrai em antecipação a um movimento para estabilizar a bacia, alonga para absorver qualquer tipo de pressão como por exemplo na tosse, espirro ou um esforço inesperado.
São várias as funções do pavimento pélvico:
- Suportam os órgãos da cavidade abdominal
O sistema urinário, os intestinos e os órgãos reprodutivos são suportados pelos músculos do pavimento pélvico. Sem o suporte do pavimento pélvico, estes órgãos estariam instáveis na bacia e podiam descair, dando origem a um prolapso.
Durante a gravidez, os músculos do pavimento pélvico, suportam o bebé e têm um papel importante no parto.
- Controlam a continência urinária e rectal
Os músculos do pavimento pélvico envolvem a uretra e o anús. Eles contraem para manter a urina, as fezes e os gases e relaxam para permitir a sua libertação na altura certa.
- Têm um papel importante na função sexual e satisfação sexual
Os músculos do pavimento pélvico estão activos durante as relações sexuais e no orgasmo.
Para os homens, estes músculos são importantes para a função eréctil e ejaculação.
Nas mulheres, contrair os músculos do pavimento pélvico pode contribuir para aumentar a satisfação sexual. É ainda necessário garantir determinada força dos músculos do pavimento pélvico para atingir o orgasmo.
- Promovem a estabilidade da coluna e da cintura pélvica
São uma parte importante do core ou do “sistema de estabilização”. Os abdominais, os músculos das costas, os músculos do pavimento pélvico e o diafragma trabalham em conjunto para promover a estabilidade da coluna e da cintura pélvica.
Os músculos do pavimento pélvico devem ser capazes de contrair rapidamente e relaxar rapidamente para lidarem com o stress da actividade do dia-a-dia.
- Promovem a irrigação sanguínea da bacia
Tal como a planta dos pés actua como uma bomba para circulação sanguínea e linfática, os músculos do pavimento pélvico funcionam como uma bomba para a cintura pélvica.