Funcionalidade do pavimento pélvico

O pavimento pélvico é composto por uma fina camada de fibras musculares e tecido conjuntivo que formam a parte inferior, o “chão” da cavidade abdominal, entre a sínfise púbica e o sacro .

O Pavimento Pélvico é um elemento importante do Core. Suporta o conteúdo da cavidade abdominal, mantém o controlo dos esfíncteres e é responsável pela função e prazer sexual.

É também um grupo muscular importante na estabilidade da bacia.

Saber activar de forma consciente o pavimento pélvico é poderoso e permite também que o treino da parede abdominal seja mais eficaz.

Muitas mulheres desconhecem como funcionam estes músculos, como podem contrair de diferentes formas e em diferentes direcções.

A principal causa de disfunção/ ineficácia do pavimento pélvico está relacionada com a perda de proprioceptividade, desconhecimento destas estruturas e função destes músculos.

A contracção voluntária dos músculos do pavimento pélvico não é uma função inata e o desenvolvimento da força destes músculos requer um treino específico, de conhecimento e consciência dos diferentes tipos de contracção.

 

É composto por músculos, ligamentos, nervos e tecidos que criam uma faixa que atravessa a bacia.

O pavimento pélvico está dividido em dois tipos de estruturas musculares:

•Diafragma Pélvico – Responsável pela força na vagina e recto.

•Diafragma Urogenital – Responsável pelo suporte dos órgãos na cavidade pélvica (bexiga, útero e intestino)

 


O Pavimento Pélvico é uma componente complexa do nosso corpo, continuamente activa, e que desempenha funções importantes que costumamos minimizar ou tomamos como garantidas.

Por exemplo, a musculatura do pavimento pélvico contrai em antecipação a um movimento para estabilizar a bacia, alonga para absorver qualquer tipo de pressão como por exemplo na tosse, espirro ou um esforço inesperado.

São várias as funções do pavimento pélvico:

  • Suportam os órgãos da cavidade abdominal

O sistema urinário, os intestinos e os órgãos reprodutivos são suportados pelos músculos do pavimento pélvico. Sem o suporte do pavimento pélvico, estes órgãos estariam instáveis na bacia e podiam descair, dando origem a um prolapso.

Durante a gravidez, os músculos do pavimento pélvico, suportam o bebé e têm um papel importante no parto.

  • Controlam a continência urinária e rectal

Os músculos do pavimento pélvico envolvem a uretra e o anús. Eles contraem para manter a urina, as fezes e os gases e relaxam para permitir a sua libertação na altura certa.

  • Têm um papel importante na função sexual e satisfação sexual

Os músculos do pavimento pélvico estão activos durante as relações sexuais e no orgasmo.

Para os homens, estes músculos são importantes para a função eréctil e ejaculação.

Nas mulheres, contrair os músculos do pavimento pélvico pode contribuir para aumentar a satisfação sexual. É ainda necessário garantir determinada força dos músculos do pavimento pélvico para atingir o orgasmo.

  • Promovem a estabilidade da coluna e da cintura pélvica

São uma parte importante do core ou do “sistema de estabilização”. Os abdominais, os músculos das costas, os músculos do pavimento pélvico e o diafragma trabalham em conjunto para promover a estabilidade da coluna e da cintura pélvica.

Os músculos do pavimento pélvico devem ser capazes de contrair rapidamente e relaxar rapidamente para lidarem com o stress da actividade do dia-a-dia.

  • Promovem a irrigação sanguínea da bacia

Tal como a planta dos pés actua como uma bomba para circulação sanguínea e linfática, os músculos do pavimento pélvico funcionam como uma bomba para a cintura pélvica.