9 Coisas que precisas saber sobre a diástase abdominal

O CORPO SABE O QUE FAZ É normal existir afastamento dos rectos abdominais durante a gravidez. Na zona frontal do abdominal não há ossos, mas sim tecidos moles que têm a possibilidade de esticar. Isto acontece por uma razão: criar espaço para o bebé crescer!   O AFASTAMENTO PODE MANTER-SE Podes ter uma diástase funcional […]
O CORPO SABE O QUE FAZ

É normal existir afastamento dos rectos abdominais durante a gravidez. Na zona frontal do abdominal não há ossos, mas sim tecidos moles que têm a possibilidade de esticar. Isto acontece por uma razão: criar espaço para o bebé crescer!

 

O AFASTAMENTO PODE MANTER-SE

Podes ter uma diástase funcional mesmo quando o afastamento se mantém. O afastamento dos rectos abdominais pode não provocar nenhuma disfunção. Podes ser ativa, não ter dor e treinar sem limitações.

 

LEVANTAR PESO

Quando treinas com pesos, deves ter especial atenção ao alinhamento do corpo se a tua diástase ainda não estiver recuperada. O alinhamento não tem de ser perfeito ao longo de todas as repetições do teu treino e não precisas de manter uma boa postura durante o dia inteiro.

 

RESPIRAÇÃO

Quando levantas pesos, deves expirar com o esforço. Por exemplo quando pegas nos pesos do chão em deadlift ou pegas no teu filho ao colo, começa a expirar e continua até terminares o esforço. Esta estratégia é útil nas fases iniciais da recuperação da diástase ou quando começas a realizar treinos com mais carga, mas não é necessário que a mantenhas para sempre.

 

TENSÃO E DENSIDADE

Queremos ser capazes de gerar tensão através da linha alba, de modo que fique tensa quando queremos: a levantar pesos, a carregar coisas, a expirar ou a fazer exercício. Este é um bom indicador da recuperação da diástase. Indicador de fraca tensão ou densidade é quando na avaliação da diástase consegues empurrar bastante os dedos na barriga.

 

ABORDAGEM FULL BODY

Não existe um único exercício capaz de recuperar a diástase de todas as pessoas. Este é um trabalho de abordagem individual e que envolve trabalhar todo o corpo.

 

AJUDA EXTRA

O período do pós-parto pode deixar-te assoberbada e sem disponibilidade para pensares em tudo aquilo que necessitas fazer por ti, enquanto cuidas do teu bebé. Procura ajuda. Com ajuda e as ferramentas certas, a recuperação da diástase e do teu pós-parto pode sofrer uma mudança incrível.

 

DEPENDE

Esta é a resposta à pergunta, “quando tempo vai demorar recuperar a minha diástase após a gravidez?”. Há mulheres que recuperam a funcionalidade quase total às 6 semanas após o parto e outras às 12 semanas após o parto.

 

FLEXÕES DO TRONCO (CRUNCHES) E PRANCHAS

Será que vais poder fazer crunches e pranchas novamente após a gravidez? Na maior parte dos casos, sim! E fazer crunches e pranchas enquanto recuperas a diástase? Na maior parte das mulheres podemos voltar a um cenário onde é possível realizar estes exercícios. Contudo é necessário haver uma prescrição de exercício adequada e individualizada.

0 Comments

Faça um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Powered By MemberPress WooCommerce Plus Integration
O seu carrinho
0